Parar umas horas em Innsbruck revelou-se uma verdadeira surpresa. Alugamos um carro para fazer a viagem de Salzburgo a Innsbruck e nem sei bem como descrever a sensação de percorrer 180 km por entre os Alpes... simplesmente encantador!
Uma curiosidade nesta viagem foi o facto de, para chegar a Innsbruck, atravessarmos uma ponta da Alemanha. Vejam no mapa.
Innsbruck é uma cidade pequena, onde temos a sensação de estar numa aldeia no sopé dos Alpes. O centro histórico pode visitar-se em poucas horas. As margens do Rio Inn e as Ruas Friederich Strasse e Maria Theresien Strasse são os pontos de maior interesse da cidade.
Maximiliano I, arquiduque de Áustria e imperador da Alemanha, foi um dos grandes apaixonados pela cidade e um dos principais responsáveis pela construção de muitos dos monumentos que hoje se podem visitar. Converteu a antiga residência dos príncipes do Tirol no seu próprio palácio. Ali fez construir um balcão, com telhas de cobre cobertas de ouro e vários relevos com motivos referentes à sua vida. Conhecido como "Goldenes Dachl" ("o telhado de ouro"), fica no início da Friederich Strasse e é a principal atracção turística da cidade. No interior do edifício fica um museu dedicado a Maximiliano I, com retratos, objectos e armaduras do imperador.
Caminhando desde "o telhado de ouro" em direcção ao rio encontra o castelo de Otto de Andechs-Goldener Adler, um torreão gótico edificado sobre as muralhas da cidade, em 1944, onde hoje funciona um restaurante. Mesmo em frente ao torreão fica a ponte Innsbruck que dá nome à cidade.
Assim, com esta foto do Rio Inn, deixamos esta pequena cidade com a consciência que devemos voltar para vê-la coberta de neve. Innsbruck é um paraíso para os amantes dos desportos de inverno.