domingo, 16 de outubro de 2011

Praia da Amália - Odeceixe

Mais um fim de semana na Costa Vicentina... como eu gosto da paz e tranquilidade que ali se vive... 
Pôr do sol na Zambujeira do Mar
Depois de matar saudades da vila da Zambujeira do Mar, da praia dos Alteirinhos, da praia do Carvalhal... uma nova descoberta - a Praia da AmáliaSituada em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano, esta bonita praia é um encanto natural, em estado quase puro.


A Praia deve o seu nome à artista Amália Rodrigues que muito a frequentou.


O acesso à praia, ele também dono de paisagens sem igual, não é muito facilitado (antigamente o único acesso era através da casa da fadista), mas o panorama faz valer o esforço. Pela sua pacatez e natureza quase em estado puro, esta é uma praia muito frequentada por naturistas e reunindo também condições para a prática de surf e pesca desportiva.

Entrada da casa de praia da fadista (onde devemos estacionar).
Caminho pedestre até à praia (cuidado para não escorregar), do lado esquerdo ouve-se o correr do ribeirinho.
Quase a chegar à praia.
A praia da Amália.

Como chegar:

Quem vem do Algarve pela N120, vira à esquerda na indicação Azenha do Mar, a pouco mais de 1 km surgem novamente indicações " Azenha do Mar" para a esquerda e "Brejão" para a direita... Seguimos para a direita para o Brejão. 
Agora com muita atenção, a cerca de 800 metros vamos cortar à esquerda, logo a seguir a uma casa em ruínas e em frente à Casa da Seiceira. Seguimos por entre estufas e chegamos a um portão com malmequeres desenhados, a antiga casa de férias de Amália (estacionamos). A pé seguimos um trilho à esquerda desse portão que acompanha um ribeirinho até à praia. 


3 comentários:

  1. My hello from France! After having visited your blog, I e could go without comment. I congratulate you on your blog!
    Maybe I would have the opportunity to welcome you on mine too!
    Have a nice day
    cordially
    Chris
    http://sweetmelody87.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Cara Susana,

    Achas que uma criança de 6 anos consegue fazer esse percurso desde a casa até à praia? Quanto tempo demora essa caminhada? Existem infraestruturas de apoio à praia?

    ResponderEliminar
  3. Olá Dylan,

    Sim o percurso desde que estacionamos o carro até à praia é bastante acessível para uma criança de 6 anos! A caminhada demora no máximo 10/15 minutos :) A praia é quase virgem... não tem qualquer infraestrutura de apoio.

    Bom passeio

    ResponderEliminar