domingo, 12 de agosto de 2012

Bergen e os fiordes...

A viagem que hoje recordo foi realizada em Julho de 2006 e incluiu Oslo, Bergen, Gotemburgo, Malmö e Copenhaga e Helsingor.

Descrevo-vos aqui um dia fantástico passado entre Oslo e Bergen. Compramos um bilhete para um passeio de comboio que foi considerado o mais bonito no mundo, não será por acaso que o Norway in a nutshell é o “pacote turístico” mais popular de toda a Noruega, entre os próprios noruegueses. Este passeio incluía o trajeto Oslo-Voss, Flåm-Myrdal, um cruzeiro pelos fiordes (Aurlandsfjord e Naeroyfjord, este último inscrito desde 2005 na exclusiva lista de locais Património da Humanidade da UNESCO), um percurso pela velha e curvilínea estrada de Stalheimskleiva e o regresso Bergen-Oslo (realizado durante a noite por cerca de 7 horas). Tudo acessível a partir de Bergen, numa viagem de apenas um dia, facilmente organizada.
Montanhas, lagos, rios e florestas observam-nos  ao longo do caminho. Excelências da engenharia criaram a linha férrea de Flåm a Myrdal. E esta é uma das mais populares atrações da Noruega com uma cenário natural magnifico. A inclinação no percurso é bastante pronunciada (em alguns pontos, chega a 55% de inclinação), as passagens estreitas que entram e saem das montanhas encantadoras, as cascatas mágicas e a vida selvagem pura. Esta viagem de 40 minutos de comboio proporcionou-me lembranças para toda a vida.




Depois a magia retorna quando se percorre o Naeroyfjord, o mais estreito fiorde da Europa e o Aurlandsfjord, e cujas montanhas que acompanham as suas águas atingem, em alguns locais, os 1.800 metros de altitude. O contraste entre as altas montanhas, brancas no topo, e a singularidade do fiorde, proporciona quadros dignos de serem pintados. Neve, sol, montanhas e água ao alcance de um mesmo olhar, a bordo de um barco que desliza suavemente pelas águas do fiorde. Foram mais 2 horas marcantes.











E o que é um fiorde? Quando o mar entra pelos vales de altas montanhas, estes vales tem origem na erosão causada por placas de gelo. O resultado é um cenário incrível que enfeitiça até o mais entediado dos visitantes.


Após estes percursos eis que chegamos a Bergen, onde há muito para conhecer. 


Fundada em 1070, a encantadora cidade de Bergen, foi capital da Noruega na Idade Média. Até ao século XIV abrigou uma importante fortificação viking. O cais do porto - Bryggen - ainda guarda cuidadosamente o antigo centro comercial repleto de casinhas de madeira coloridas. Nos armazéns e estalagens de outrora, agora funcionam restaurantes, museus e lojinhas que até parecem ter sido tirados de um filme. A atmosfera é extremamente acolhedora, apesar do frio que impera na maior parte do ano e da chuva que teima em cair quase todos os dias (os moradores dizem que de cada quatro dias, chove em três). Não tivemos muito azar pois apenas chuviscou.



Bryggen é o ponto mais central da cidade que, apesar de ter 250 mil habitantes, ainda conserva um ar provinciano.

Um delírio para os amantes do mar é o Mercado de Peixe. Ali nos podemos deliciar com salmão, bacalhau fresco, lagosta, camarão, caviar e  a famosa carne de baleia. 
A comunicação de Bergen com o mundo é feita através do mar, assim sendo, onde pulsa o coração da cidade é mesmo no Mercado do Peixe.

Bergen é cercada por sete montanhas. A mais alta é o Monte Ulriken, com 643 metros de altura. Outra delas é o Monte Floyen, com mais de 300 metros de altura, onde existe um teleférico (sobe em 6/7 minutos) que nos proporciona uma visão privilegiada da cidade.





Sinceramente, concordo quando dizem que se você foi à Noruega e não esteve em Bergen, não conheceu a mais linda cidade norueguesa.

Aqui ficam mais umas fotos do centro de Bergen.







Sem comentários:

Enviar um comentário