terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Atenas


Quem buscar beleza fácil e imediata, cedo ficará decepcionado. Atenas é uma cidade para se ir descobrindo, caminhando, sem pressas, à medida que os seus encantos se desnudam aos olhos do viajante paciente. in Alma de Viajante

Esta viagem à Grécia foi planeada e planeada... tudo marcado pela Internet a um preço bem mais razoável... inspirámo-nos nos pacotes existentes nas agências de viagens  e resultou! Fizemos Atenas, Santorini e Mikonos.

Atenas é um daqueles lugares em que civilizações, culturas e épocas diferentes convivem no mesmo lugar. Andando pelas ruas podemos, às vezes, até esquecer que estamos num lugar com séculos de história, berço da democracia, local onde nasceram as Olimpíadas... Mas este esquecimento é compreensível, já que as ruas, as praças, os carros e as pessoas da capital da Grécia são praticamente iguais às de qualquer outra cidade Europeia (aliás, muito parecidos connosco). Mas se isto acontecer, basta levantar a cabeça e olhar para a colina onde está a Acrópole, visível de quase todos os pontos da cidade, estas ruínas são uma lembrança permanente de que estamos num lugar único e especial.


O que visitar em Atenas?

A Acrópole é o mais antigo e importante monumento histórico da civilização ocidental. O ponto central do conjunto de ruínas que formam a Acrópole é o Partenon. A sua construção é de 500 a.C e, na época, o local tinha como objetivo abrigar a estátua gigante da deusa Atenas e, também servir como local de guarda dos tributos do estado.








O Erechtheion, famoso pelas estátuas das seis Cariátides, colunas esculpidas em mármore e o prédio do Museu da Acrópole, onde estão uma série de esculturas e relevos. 

O Monte Likavittós é o ponto mais elevado e o melhor ponto de observação da cidade. 

O Anfiteatro de Dionísio, a sul da Acrópole, tem enormes dimensões e albergava muita gente, o que não é surpresa quando nos lembramos da importância do teatro na cultura Helénica. Foi construído totalmente em mármore, entre os anos 342 e 326 antes de Cristo. 

O Ágora, antigo prédio que do mercado da cidade. Na prática, o Ágora Grego era o centro comercial, político e administrativo de Atenas. Fazem também parte do conjunto o Ágora Romano, o Templo de Hefestos, Templo de Apolo, Rota das Panatenéas, entre outros. 

As ruínas do Olympieion, o Templo do Zeus Olímpico. O templo media 30 por 60m e era local de adoração do principal deus grego.

O Cerameikos serviu como cemitério da cidade entre o século 12 a.C. até o período Romano. O ponto central de Cerameikos é a Via Sacra, que tinha este nome por ser o local das procissões que seguiam de Atenas até o Santuário dos Mistérios da Deusa Eleusis.

O Estádio Panathinaiko onde se realizaram os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna em 1896.

A zona da Plaka é a parte mais antiga da cidade, onde está o comércio tradicional, e que não pode deixar de ser visitado. É um conjunto de prédios antigos, alguns residenciais, outros comerciais, que vendem produtos locais e curiosidades, além de diversos restaurantes e bares com pratos típicos a bons preços. 

O render da guarda frente ao prédio do Parlamento. Soldados bem altos, vestidos com a vestimenta típica... saia e tamancos com pompons (nada masculino aquilo). Quando chega a hora da troca da guarda, eles aproximam-se com passos enormes, batendo ruidosamente os tamancos no chão, elevando as pernas até à posição horizontal e, entre piruetas, equilibram-se numa perna e encostam as solas dos ditos tamancos... isto tudo sem perder a pose.

Atenas é um ponto de chegada e partida... o seu grandioso Porto Piraeus o maior porto da Grécia e um dos mais movimentados de todo o Mediterrâneo. Do aeroporto ou do centro da cidade até ao porto são cerca de 30 minutos e de lá saem os barcos para as Ilhas... Dali saímos nós rumo a Santorini.


Para consultar e reservar as viagens de barco podem consultar os seguintes sites: Greek Ferries, GTP Routes Ferries, Hellenic Sea Ways, Sea Jets e Danae Ferries.

O que comer na Grécia?

Ao pequeno almoço aparece sempre a coalhada com mel... não me fascinou nem um pouco.
Nas refeições principais sugiro Moussaka é tipico, experimentem... eu adorei e Gyros feito com carneiro. A acompanhar sempre as belissímas saladas de tomate, pepino, azeitonas, azeite e o famoso queijo feta.


Fotos Soltas...












Em breve, Snatorini e Mikonos...

Sem comentários:

Enviar um comentário