domingo, 29 de janeiro de 2012

Cidade do Vaticano

A cidade do Vaticano é um Estado independente que se encontra encaixado no meio da cidade de Roma. E, penso eu, é o único caso em que um estado é todo ele património da humanidade. E não é para menos, todo ele é um museu. 
No Vaticano, o latim é a língua oficial oficial e a autoridade máxima o Papa. Tem uma população inferior a 1.000 habitantes.
Em frente à Basílica de São Pedro
Os locais mais importantes a visitar no Vaticano são a Basílica de São Pedro, a Praça de São Pedro, a Capela Sistina e os vários museus que podem ser encontrados neste pequeno estado, como a Arte Etrusca, o Museu de Arte Egípcia.
Praça de São Pedro
A fachada da Basílica de São Pedro
Basílica de São Pedro, a maior basílica ao mundo cuja superfície ultrapassa os 15.000 metros quadrados. No seu interior podemos admirar entre outras obras: a Pietá de Michelangelo, o corpo exposto ao fiés do Papa João XXIII, os preciosos mosaicos e o baldaquin de bronze obra de João Lourenço Bernini.
No final da vista à Basílica é possível subir à cúpula e apreciar a vista magnifica sobre a Praça de São Pedro e toda a sua zona envolvente.
O interior da Basílica
A cúpula vista por dentro.
A extraordinária vista da cúpula da Basílica.
A Praça de São Marcos vista da cúpula da Basílica.
Foi o papa Júlio II quem criou o primeiro recanto dentro do Vaticano destinado a receber sua coleção de arte. Assim em 1503 o Pátio Belvedere, construído pelo famoso arquiteto renascentista Bramante, tornava-se o primeiro dos muitos espaços que iriam integrar o grandioso Museu do Vaticano.
Aqui não é possível visitar apenas um museu, o bilhete inclui todas os recantos de arte.
Nesta panóplia de obras de arte encontramos o Museu Pio-Clementino, o Museu Chiaramonti, o Museu Gregoriano Etrusco, o Museu Gregoriano e  Egípcio, a Pinacoteca Vaticana, o Museu Missionário-Etnológico, o Museu Gregoriano Profano, o Museu Pio-Cristão e a Coleção de Arte Religiosa Moderna e Contemporânea, mas um dos pontos mais esperados da visita é a chegada a Capela Sistina, decorada com frescos de Miguel Ângelo, um dos grandes mestres do renascimento, possui uma riqueza de cores, detalhes e efeitos capazes de tirar o fôlego. 
As fotografias são proibidas na maioria dos espaços fechados do Museu... no entanto, não poderia deixar de violar a lei para trazer uma foto dos frescos da Capela Sistina... hehehe....
Jardim da Pinha
A foto proibida dos frescos de Miguel Ângelo
IR A ROMA E NÃO VER O PAPA... É UM MITO!

Vá a Roma e não se preocupe com o Papa. As hipóteses de vê-lo são limitadíssimas (eu ainda olhei para a janelinha dele) e, afinal, ele não é tão interessante como passear pela ‘Cidade Eterna’.

1 comentário:

  1. Itália... Um destino a visitar. Parabéns pelo blog, muito bem organizado. Irei seguir... :)

    http://fotosbyjongavin.blogspot.com/

    ResponderEliminar