domingo, 12 de fevereiro de 2012

Potsdam, a Natureza no seu esplendor...

Potsdam é uma cidadezinha, a capital do estado alemão de Bradenburgo, que é famosa por ter sido residência de verão de vários reis. Aproveitamos o último dia e resolvemos ir de comboio até lá (a viagem demora cerca de 30 minutos).

Postdam tem importância histórica ao ter sido palco  da Conferência de Postdam, em 1945, quando Stalin, Churchill e Truman decidiram o que fazer com a Alemanha rendida na guerra. Consta-se que foi ali que Truman decidiu atirar as bombas atómicas em Hiroshima e Nagazaki. Este foi também o último encontro dos aliados da Segunda Guerra Mundial – depois disso, a distância entre União Soviética e Estados Unidos só se fez aumentar, culminando na Guerra Fria, cujo auge se deu nas décadas de 60 e 70.

Ao chegar à estação de Potsdam percebemos que aquela cidade não era assim tão pequena e que existiam imensas coisas para ver (tudo gratuito), então resolvemos alugar uma bicicleta e seguir um dos percursos que nos era sugerido (cerca de 20km). E sinceramente só de bicicleta para ver tudo num dia, pois as distâncias são grandes.


Passear neste lugar num dia de sol, revelou-se um programa perfeito, tal o número de recantos disponíveis para serem descobertos. Posso dizer que esta é a Versalles Alemã, além do elegante centro histórico e dos lagos, Potsdam tem como principal ponto o Parque Real de Sanssouci, com seus castelos em vários estilos: o Palácio Novo, barroco e que foi o Palácio Real da Prússia; o Schloss Charlottenhof, neoclássico; o Orangerie, renascentista, e o mais famoso, o Sanssouci, no melhor estilo Rococó e que foi construído para o rei Frederico, o Grande, desfrutar a sua vida sem preocupações (“Sans souci”). Existe também a casa de chá chinesa, obviamente com influência chinesa.

“O Parque Sanssouci é um monumento único composto por palácios, estruturas arquitectónicas e complexos de jardins de várias épocas. Teve início no séc. XVIII e o seu desenvolvimento continuou até ao fim da monarquia em 1918. O seu foco principal é o famoso Palácio Sanssouci, a residência de Verão de Frederico II, e desenhado com terraços de vinhas depois de 1744. Mantendo as condições topográficas, os jardins Fredericianos extenderam-se desde o Obelisco até ao Novo Palácio. No séc. XIX o Paisagista Peter Joseph Lenné adicionou numerosos projectos de jardim, incluindo os do Charlottenhof, o jardim Marly, o jardim Nórdico e o jardim Siciliano. O embelezamento estendeu-se à paisagem circundante.
Em 1990 o conjunto de palácios e jardins em Potsdam e Berlim foi admitido na lista Património Mundial da Unesco. O cuidado e preservação destes jardins e monumentos arquitectónicos excepcionais é uma das principais tarefas da Fundação dos Palácios e Jardins Prussianos em Berlim-Brandenburgo” 
(tradução de um texto do mapa do Parque de Sanssouci)

Deixo-vos algumas fotos da minha curta estadia em Potsdam. 
Fabulosos parques
Jardins de Sanssouci
Palácio de Sanssouci
A fonte em frente ao Palácio de Sanssouci 
Casa de Chá Chinesa
Antigo Moinho de vento de estilo holandês 
Palácio Novo
Mais jardins
Orangerie
Fabulosos lagos
Palácio de Cecilienhof
Jardim do Palácio de Cecilienhof
Rio Spree

Estação de Potsdam

Um dia muito bem passado :)

1 comentário: