sábado, 3 de março de 2012

Praga...um regalo para a vista

Praga é uma cidade dourada imersa numa tradição de arquitetura e história. Desde os castelos gémeos que guardam a cidade em cada uma das margens do Vltava, às maravilhosas pontes e igrejas espalhadas por toda a cidade. 

A variedade de estilos arquitetónicos vai desde o gótico ao pós-moderno. Passear por jardins escondidos ou passar tempo a explorar as pequenas lojas nos bairros históricos. Ficar maravilhado com os edifícios que datam desde a idade média até a era moderna. A maioria dos tesouros da cidade estão à distância dum passeio a pé uns dos outros.
Bem, chegados a Praga desde Berlim... numa viagem de comboio muito agradável, na qual fomos abordados pela polícia para se certificarem que éramos apenas turistas (acontecia naquela altura a toda a gente a partir do momento em que o comboio passa a fronteira da Alemanha para a República Checa)... encontramos facilmente o hotel escolhido, bem central, mesmo por detrás do Museu Nacional.

A superfície ondulada concede a Praga uma beleza singular e um panorama impressionante. As suas colinas oferecem uma infinidade de vistas magníficas. O leito do rio Vltava que atravessa Praga mede 31 km de distância tem uma largura máxima de 330 m. O Vltava dá origem a um outro aspecto específico da cidade – pequenas ilhas e meandros com recantos românticos.

A abundância de torres e miradouros concedeu a Praga o atributo de cem torres já há uns séculos. Atualmente, existem aproximadamente 500 torres e miradouros na cidade. 

A cidade está fisicamente dividida em duas partes pelo rio. E é perfeitamente possível visitá-la a pé. Originalmente, Praga era composta por cinco cidades independentes: Hradčany (a Zona do Castelo), Malá Strana (Cidade Baixa), Staré Město (Cidade Velha), Nové Město (Cidade Nova) e Josefov (Bairro Judeu), e estas áreas ainda fazem o coração de Praga.

Hradčany (a zona do Castelo) onde fica o Pražský hrad (Castelo de Praga) – numa posição elevada, o Castelo de Praga observa e guarda a cidade há mil anos. Tem sido sede do governo através dos tempos, inclusivamente nos dias de hoje. É difícil não reparar na sua construção e não se impressionar com ela. No interior deste majestoso castelo, encontram-se muitas atrações e coisas para ver. 

O maior destaque é a Catedral de São Vito, uma interessante estrutura gótica do século XIV adornada com gárgulas fascinantes que podem ser vistas facilmente do piso térreo. Dentro de São Vito encontram-se algumas tumbas muito elaboradas, cheias de história checa. É possível e proveitoso subir à torre do sino, que leva-nos ao ponto mais alto dentro do castelo. Do topo, há vistas fabulosas sobre o castelo, a Cidade Velha de Praga e o Rio. 
A Catedral de São Vito
Uma das tubas ornamentadas na Catedral de São Vito
O interior da Catedral de São Vito
Umas das praças do Castelo
Gárgula
Junto ao portão principal do Castelo, o render da guarda do palácio é um acontecimento sempre interessante de se ver (de hora a hora no portão principal).
Portão principal do Castelo
Porta Principal do Castelo
O render da Guarda
Em redor do castelo, encontram-se ainda mais pontos de interesse. Existe a Rua do Ouro, uma série de lojas pequenas e coloridas que serviam, originalmente, de alojamento para os guardas do palácio, a sala do trono para os reis de Boémia no poder, um grande salão que parece não ter mudado desde há 500 anos. 
Rua do Ouro
A casa nº 22, onde Kafka viveu grande parte dos seus 41 anos.
Uma das pequenas casas da Rua do Ouro
O impressionante monumento da Basílica de São Jorge, o Museu de Arte Checa e, a uma curta distância a pé, encontra-se o Palácio Lobkowicz.

Basílica de São Jorge
O interior da Basílica de São Jorge
Museu de Arte Checa
Palácio Lobkowicz
Existem umas escadas que vão desde Hradčany à Cidade Baixa, uma área densa com mansões ornamentadas construídas para a nobreza do século XVII e XVIII.

O início da escadaria
A iminente Karlův (Ponte de Carlos) liga a Cidade Baixa à Cidade Velha. A Cidade Velha está cercada pelas curvas de Vltava e três grandes avenidas comerciais: Revolucni ao leste, Na příkopě ao sudeste e Národní ao sul. 

A Ponte Carlos foi construída a pedido do Rei Carlos IV com a intenção de unir a cidade velha, onde aconteciam os intercâmbios comerciais, ao Bairro Pequeno (Malá Strana), uma espécie de cidade em volta do Castelo de Praga.
Absolutamente imperdível, esta ponte é a mais antiga da cidade e surgiu no lugar da Ponte de Judita derrubada em 1342 devido a uma inundação. A partir do ano 1870 foi chamada de Carlos. A ponte é fortificada, em ambos lados, com torres (A Torre do Bairro Pequeno, e a Torre da Cidade Velha) às quais se pode subir e obter uma vista panorâmica sobre a ponte. Mais tarde foram colocados nos pilares da ponte 30 estátuas (incluindo a de S. João Nepomuceno, confessor da rainha e que, segundo a lenda, se recusou a revelar ao rei, os segredos de confessionário da mesma) e conjuntos de estátuas de santos de famosos escultores barrocos. Diz a lenda que esta ponte jamais cairá, porque à sua argamassa foram incorporados ovos e vinho.



   
Vista de uma das torres.
A poucos quarteirões a leste da ponte está o ponto focal do distrito: Staroměstské náměstí (Praça da Cidade Velha), um antigo mercado medieval misturado com casas barroco de cores pastel – facilmente uma das mais belas praças centrais da Europa.

De um lado, ergue-se a torre de 70 metros de altura da Câmara de Praga, um edifício gótico fundado em 1338. Do outro lado, encontramos a Igreja de Nossa Senhora de Týn, com as suas torres também em estilo gótico. Além desses duas edificações emblemáticas, encontram-se na Praça Velha a Igreja de São Nicolau, de estilo barroco, e o Palácio Kinský, de estilo rococó. 
Torre da Câmara Municipal

Palácio Kinský



Igreja de Nossa Senhora de Týn
Igreja de São Nicolau 
 A Praça Velha foi protagonista de diversos acontecimentos históricos da cidade de Praga, tais como assassinatos, ajustes de contas ou revoluções. Em homenagem à história de Praga, domina a praça a escultura do religioso checo Jan Hus, um monumento de estética art nouveau erigido em 1915. 
A estátua de Jan Hus que quando lá fomos se encontrava em obras de restauro.
Porém, o ponto de principal atração desta praça é o famoso relógio astronómico medieval - Orloj, que data do começo do séc. XV. Na parte superior do relógio, a cada hora certa desfilam imagens dos doze apóstolos e, na parte inferior, pode-se ver uma cópia do calendário Zodíaco.



A multidão esperando para ver a movimentação no relógio.
Ao norte da Praça da Cidade Velha, o Bairro Judeu - Josefov é um dos locais mais visitados de PragaComo muitas cidades da Boémia e da Morávia, Praga acolheu uma grande comunidade judaica desde a Idade Média. Entretanto, os judeus eram "tolerados", mas viviam na insegurança, sofrendo diversas perseguições ao longo dos séculos. O bairro era fechado por muros até 1848, constituindo o que chamamos de "gueto". Por muito tempo os judeus não eram autorizados a viver fora desses muros.
Josefov é composto por seis sinagogas, a Câmara e o velho cemitério judeu, fundado no século XV, que acolhe, dentre outras, o túmulo do rabino Juda Loew ben Bezalel, hoje local de peregrinação. Com exceção de alguns momumentos importantes, o gueto foi totalmente destruído no final do século XIX e reconstruído de acordo com as normas higienistas da época. Com largas avenidas, atualmente o bairro abriga os prédios mais elegantes do estilo Art Nouveau de Praga.






Além dos muros antigos da Cidade Velha, a Cidade Nova preenche o sul e leste. O nome “Nova” é um equívoco – a Cidade Nova foi desenvolvida no século 14. (É nova somente quando comparada com a Cidade Velha vizinha.) Hoje, este distrito comercial inclui, na sua maioria, as maiores praças da cidade, Karlovo náměstí (Praça de Carlos) e Václayské náměstí (Praça de Venceslau).

Museu Nacional de Praga ou Národní muzeum é um dos principais museus de Praga. Ocupa um edifício neorrenacentista situado no fim da praça de Venceslau, a principal da cidade. Este museu conta com uma coleção de história natural formada por milhões de objetos relacionados com a natureza, com o ser humano e com suas atividades. Alberga várias coleções permanentes, que abordam temas como mineralogia, paleontologia, zoologia, arqueologia e antropologia.

  





Aproveitamos o último dia para fazer um passeio de barco pelo rio Vtalva... MUITO GIRO... aqui ficam algumas fotos!




E a comida checa??


Uma vez que praga tem um estilo de vida barato... é acessível ir a restaurantes e desfrutar de uma boa refeição de carne... sim, os checos são fãs de carrrne! Mas na rua existiam imensas barraquinhas com comida... e dessa tornamo-nos fãs :)
Amei Praga... será uma cidade que sempre recomendarei! 

Para terminar deixo algumas fotos soltas desta viagem!











Děkuji Praha... Na shledanou!

Sem comentários:

Enviar um comentário