quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Capadócia... a terra dos Flintstones...


Capadócia quer dizer " Terra dos Belos Cavalos" e é uma região que já foi habitada há milhares de anos por várias civilizações, como os Hititas e outros povos originários da Europa e Ásia Menor, e abrange as cidades de Göreme, Ürgüp, Nevsehir e Avanos. Ficou conhecida com Alexandre, o Grande, embora só houvesse interesse na região pelas suas estradas, por onde fluía o comércio. Göreme, antiga Korama, é Patrimônio Mundial da UNESCO e atualmente a cidade mais importante da região. Mesmo ao lado temos Uçhisar que também me pareceu um local alternativo onde fica, não obstante, adorei ficar em Göreme.

A Capadócia fica na Anatólia Central a cerca de 700 quilómetros de Istambul.

Na Capadócia encontrei toda a mística de um lugar onde a Natureza não se privou de esculpir a sua beleza.

Das planícies lunares elevam-se formações rochosas, de vários tamanhos, que são conhecidas como "as chaminés de fada".
A paisagem da Capadócia foi esculpida por séculos de erupção e são suficientemente macias para permitir que os humanos escavassem e construíssem, casas, condomínios e igrejas. E hoje em dia magníficos hotéis! Tive o privilégio de ficar instalada num hotel escavado na rocha, uma experiência única!


A situação geográfica da Capadócia, tornou-a um importante centro de trocas comerciais ao longo dos séculos e alvo de contínuas invasões. Para se refugiarem durante as invasões, os habitantes construíram refúgios subterrâneos, por vezes verdadeiras cidades, supondo-se que as mais antigas remontam ao tempo dos Hititas, há mais de 3000 anos, e que muitas ainda estarão por descobrir.


O primeiro dia que passamos em Göreme foi dedicado à descoberta, alugámos uma scooter e demos umas voltas pelos arredores e pelo Rose Valley. No segundo dia, o tão esperado passeio de balão e uma excursão - Green Tour - que nos levou a vários pontos interessantes (Cidade Subterrânea, Vale Ilhara, Mosteiro de Ilhara, Vale das Pombas...) e claro, não poderia faltar levarem-nos a lojas para comprar produtos nacionais, fomos a Nevsheir a uma loja de produtos tipicos... chocolates, chás... e a Ushisar a uma loja de confeção de jóias. Descrevo-vos agora um pouco.






Algumas cidades subterrâneas podem ser visitadas, como é o caso das de Derinkuyu, Kaymakli, Özkonak e Mazi. Estas cidades tem vários níveis subterrâneos — a de Derinkuyu, por exemplo, tem oito, como um formigueiro e dispõem de canais de ventilação, estábulos, padarias, poços de água e tudo o mais necessário para que os seus ocupantes, que podiam chegar a vinte mil, pudessem resistir durante vários meses sem que fossem detetados pelos invasores, quando aldeias inteiras tinham que se esconder fugindo de inimigos. Datam do séc. VII, mas alguns arqueólogos acreditam que remontem a mais de 4000 a.C., ainda da época dos hititas.

Nos andares superiores ficavam os estábulos para os animais, depois os mantimentos, vinhos, comidas e para baixo ficavam as famílias, e havia até uma igreja. Um projeto incrível e uma construção mais ainda... surpreendente, como podem ter feito escavações perfeitas na pedra e terem morado lá no escuro, na humidade?...

Aconselho a quem for até uma destas cidades subterrâneas a levar um casado pois, por muito que lá fora estejam 40ºC (que era a temperatura quando lá estivemos em finais de Julho), lá em baixo faz frio, muito frio. Os claustrofóbicos não se preocupem porque a maioria dos espaços tem abertura suficiente, dificilmente se entra em pânico. Poderão ter é alguma dor de costas, pois em algumas passagens do percurso temos de andar quase agachados. 








Na Capadócia existem entre 400 e 600 igrejas, muitas delas escavadas em rochas, interessante visitar. As mais antigas datam do século VI, embora a maior parte seja dos séc. X e XI, o período que vai desde o fim das incursões árabes. A maioria tem afrescos que retratam cenas da vida de Cristo, sua crucificação e ressurreição, com os apóstolos. Curioso ver que nos frescos se viam imagens com olhos riscados, raspados, deixando as figuras sem olhos, mas isso pode-se explicar pelo Iconoclasmo que foi um movimento político-religioso contra a veneração de ícones e imagens religiosas no Império Bizantino que começou no início século VIII e perdurou até o século IX.




O Göreme Open Air Museum (Museu a Céu Aberto), Património Mundial da UNESCO, a cerca de 1,5 Km do centro de Göreme, encontram-se dezenas de capelas e igrejas do período Bizantino, a maioria do séc. X, XI e XII, cavadas nas rochas, com abóbodas, altares e colunas bem projetados, exemplos únicos da arquitetura lavrada na rocha, com lindas ilustrações da vida de Cristo nos tetos e paredes. Grande parte dos afrescos encontra-se com os olhos das figuras raspados como já expliquei. Existem também divisões de autenticas moradias, umas em melhor estado de conservação do que outras.
A entrada neste museu custa 15 Liras.






O Vale Ilhara parece uma miragem, diante de uma paisagem desertica de vales, surge o Ilhara Valley, completamente verde. Aqui é preciso estar preparado para uma boa caminhada (cerca de 3 Km) por entre a sombra das árvores, onde se caminha à beira do rio, ao som das águas frias e descobre-se igrejas escondidas. Como a mais antiga igreja da Capadócia, com pinturas preciosas nas abóbadas, a Agaçalti Kilisesi.






Depois da caminhada, tínhamos o almoço estava à nossa espera num dos restaurantes da aldeia Belirsima a meio do vale. A curiosa característica destes restaurantes é que possuíam mesas em cima do rio onde as pessoas podiam almoçar com os pés nas águas entendidas como sagradas. Foi aí que almoçamos com um simpático casal espanhol que fazia parte da nossa excursão. 


O último destino da viagem foi o Mosteiro de Selime, localizado numa das extremidades do vale de Ilhara. Acho que nenhuma fotografia deste Mosteiro pode descrever a sua beleza e a vista que se pode apreciar do seu interior. Este mosteiro é uma grande estrutura rochosa onde as divisões foram esculpidas na montanha. A vista a partir do mosteiro para a região circundante é simplesmente de cortar a respiração. 





Ainda antes de terminar passamos por um lugar na vila de Uchizar chamado Vale da Pombas.

Vale das Pombas
Castelo de Uchizar

Voar num balão na Capadócia é uma experiência incrível! Prepare-se para madrugar... Por volta das 4:45 da manhã uma carrinha vai buscar-nos ao hotél e levam-nos para um rápido pequeno-almoço, com chá e biscoitos, depois a carrinha segue para o campo de balões e começa a aventura... é lindo, o silêncio, a paisagem incrível da Capadócia, ver o sol nascer, os balões a subir, realmente é uma experiência mágica! 
Depois de pousar, a equipa de terra vai ao encontro dos passageiros para um brinde com champagne da Turquia e a entrega de um diploma de vôo! Acho que é o ritual em todas as companhias de balões! 
Se foste à Capadócia e não voaste num balão... tu não foste à Capadócia, tens que voltar! 













É de referir que uma viagem de balão pode custar entre 80€ e 150€, variando, segundo eles, pela experiência do piloto. Sendo este um produto exclusivamente turístico, falam-nos sempre em Euros.



Como chegar a Göreme?



Podemos chegar a Göreme facilmente de autocarro ou comboio a partir de Istambul. Há comboios que fazem a viagem durante a noite, no entanto, a viagem dura cerca de 14 horas. O preço é de 50Liras. Em alternatica, e eu aconselho, é o avião. Existem voos domesticos desde Istambul (Turkish Airlines) que são baratissímos e nos levam até ao aeroporto de Kaiseri ou Nevsheir (fomos para este aeroporto) que se localiza a cerca de 30 minutos de Gorëme.


Deixo umas fotos soltas de uma estadia incrível e inesquecível.















Termino este post com uma nostalgia tremenda... a Capadocia foi, sem sombra de dúvida, o momento alto desta viagem.


Güle Güle ve yakında geleceğim Kapadokya...

2 comentários:

  1. Que local fantástico, digno de contos de fada e do imaginário cinematográfico!

    ResponderEliminar
  2. Ola pessoal,
    Eu sou Guia de Turismo profissional,liceçiado por Estado da Turquia,quem quer serviço de Guia para conhecer esta maravilhosa região por favor passe contato comigo.o meu webside è:www.guiacapadocia.com. BANU YILMAZ

    ResponderEliminar