domingo, 19 de agosto de 2012

Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano

O Alentejo oferece muitas das melhores praias que o nosso país tem a oferecer, não, não é apenas uma enorme planície dourada. Na sua costa banhada pelo Atlântico, mais expostas ou escondidas entre rochedos, há dezenas de praias para descobrir. Maravilhados pelos seus encantos exploramos sempre com mais algo a descobrir.  De Tróia a Odeceixe, na fronteira com o nosso Algarve, as finas areias brancas, diluem-se na paisagem do mar, azul e contagiante...

O Parque Natural do Sudoeste Alentejano é o guardião da beleza selvagem das praias do Alentejo.

Agosto, mês de rebuliço em todo o Algarve, nada como dar uma escapadela até aquelas maravilhosas praias que já conhecemos - Zambujeira do Mar, Amália, Odeceixe, Furna das Adegas ou descobrir outras - Praia da Foz, Tonel.


PRAIA DA ZAMBUJEIRA DO MAR, ODEMIRA

Integrada no Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, a Praia da Zambujeira do Mar está rodeada por falésias altas, de onde se pode apreciar um deslumbrante panorama sobre o oceano. Banhada por um mar de ondulação forte, com boas condições para a prática de surf e bodyboard, a praia está situada junto à povoação da Zambujeira do Mar, de onde se tem acesso direto. 
É delicioso saborear um prato de peixe nas esplanadas da vila.


PRAIA DA AMÁLIA OU MALMEQUERES, ODEMIRA

Situada em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a bonita praia da Amália é um encanto natural, em estado quase puro. 
A Praia deve o seu nome à artista Amália Rodrigues que muito a frequentou. 
Pela sua pacatez e natureza quase em estado puro, esta é uma praia muito frequentada por naturistas, reunindo também condições para a prática de surf e pesca desportiva.

O acesso à praia, ele também dono de paisagens sem igual, não é muito facilitado, mas o panorama faz valer o esforço. (descubra como chegar aqui).




PRAIA DA FOZ, ODEMIRA

Procurando chegar à Praia do Brejo Largo encontramos esta pequena praia, que curiosamente, sendo um dia chuvoso de Agosto apenas era frequentada por umas vaquitas que resolveram ir até ali pastar. 
É uma praia de curto areal, mas de grande beleza, situada na foz de um pequeno curso de água. 
Fica nos arredores de Almograve e o acesso faz-se por uma estrada de terra na saída norte da localidade. O caminho termina antes da praia, sendo necessário caminha algumas centenas de metros pelas dunas e depois atravessar o ribeiro.



PRAIA DA ENTRADA DA BARCA

Praia de cascalho situada junto ao porto de pesca com o mesmo nome.
Existem indicações e o acesso é fácil.

Junto a este local existe o Restaurante Sacas, com uma magnífica vista para o oceano. O ambiente é muito agradável e descontraído, com mesas e bancos corridos de madeira. Dispõe de uma pequena esplanada, extremamente convidativa, para os dias amenos. A cozinha oferecida é de grande qualidade, com destaque para os pratos de peixe e marisco.



PRAIA DO TONEL OU PENDORADOIRO

É uma enseada numa alta falésia, a descida para a praia efetua-se por um trilho a pique, que pode ser feito com a ajuda de uma corda que alguém lá pôs. A praia fica no sopé, esmagada pelos blocos de pedra. Do topo da arriba, junto ao cabo do pendoradoiro, tem-se uma vista fantástica.
Acesso: seguir o caminho de terra que se inicia na estrada municipal entre o Cabo Sardão e a Zambujeira do Mar, junto ao Monte da Herdade do Touril. Nós fomos até Praia da Entrada da Barca e seguimos a pé pelas falésias até à praia do Tonel.



PRAIA DE ODECEIXE, ALJEZUR

Situada na foz da Ribeira de Seixe, a Praia de Odeceixe permite a escolha entre os banhos de mar ou de rio. Durante a maré baixa, as pequenas lagoas que se formam no areal extenso são muito apreciadas pelas crianças. Desenvolve-se dos dois lados da ribeira de Seixe que faz fronteira com o Alentejo. Na baixa-mar pode andar umas largas dezenas de metros com pé. 

Com um acesso muito fácil a partir da localidade de Odeceixe, é uma das praias mais conhecidas da região.


PRAIA DA FURNA DAS ADEGAS, ALJEZUR

A Sul da Praia de Odeceixe há uma segunda enseada, unicamente acessível na maré baixa, a chamada Praia das Adegas, praia de naturismo oficial. 

Na maré baixa o acesso pode ser feito desde a Praia de Odeceixe, na maré alta, o único acesso é através de um trilho que desce a falésia. No topo dessa falésia existe um grande parque de estacionamento. 


2 comentários:

  1. Uma das zonas mais bonitas de Portugal...
    Este ano não falto...

    ResponderEliminar
  2. A costa vicentina é de facto maravilhosa! Merece mesmo ser descoberta, mas respeitada, para não se estragar o que a beleza têm de belo!

    ResponderEliminar