quinta-feira, 21 de abril de 2011

Paris - a cidade Luz! Abril de 2011 - Parte 2

Dia 3 - sexta-feira - Este foi um dia longo mas bem fácil de contar... 
Fomos ao Museu do Louvre (10€), filas longas mas bastante rápidas... 
Este é um dos maiores e mais famosos museus do mundo, está instalado no Palácio do Louvre (do século XII) e localiza-se bem no centro de Paris (Louvre/Rivoli - linha 1 - laranja) junto ao Rio Sena.
No coração deste Palácio/Museu está a famosa e polémica Pirâmide, inaugurada em 1989 e, por onde se faz a entrada e saída do Museu, que por sua vez está dividido em quatro andares e em três alas: a Ala de Sullya leste, que contém a Cour Carrée e as partes mais antigas do Louvre, a Ala Richelieu ao norte, e da Ala Denon, que faz fronteira com o Rio Sena para o sul.

Como é lógico não vimos tudo... era impossível em apenas um dia... vimos ao pormenor as zonas onde se encontravam as obras mais famosas e só de passagem as outras.

Existem enormes colecções de artefactos do Egipto antigo, da civilização greco-romana, artes decorativas e aplicadas, e enormes obras-primas dos grandes artistas da Europa como Rembrandt, Michelangelo, Goya e Rubens, numa das maiores mostras do mundo de arte e cultura humana. Este museu abrange oito mil anos de cultura e da civilização tanto do Oriente como do Ocidente.

E como era permitido tirar fotos... sem flash, claro! (ninguém respeitava, mas os seguranças também não se importavam)... aqui seguem algumas das obras mais importantes do museu. 
Gioconda, L. de Vinci (século XVI)
Afrodite, conhecida como Vénus de Milo (130 a.C.)
Maria Madalena de G. Erhart (início século XVI)
Vitória de Samotrácia (190 a.C.)
A Rendeira, J. Vermeer (século XVII)
Psique reanimada pelo beijo do Amor, A. Canova (século XVIII)
Estas foram algumas das obras mais importantes que vi no Museu... mas para mim destaco sem dúvida a Monalisa pelo misticismo que envolve esta obra e, esta última foto, a "Psique reanimada pelo beijo..." pelo que despertou em mim... é uma escultura cheia de emoção que me despertou a curiosidade de saber mais... e aqui fica:
...É uma escultura em mármore que tornou popular o mito dos amantes mitológicos Eros e Psique. Segundo conta o mito clássico, Eros é o Deus romano do amor e do desejo. Psyche (Cujo nome significa “alma” em grego), era uma mulher mortal, extremamente bonita.
Esta bela escultura retrata o momento em que Eros, ainda com as assa entreabertas, desce à terra para ressuscitar, com um abraço, a sua amante Psique.
Esta escultura é extremamente bela devida a toda a sensação de paixão jovem, pureza e inocência que transmite. Esta obra de arte, dá a impressão de que as peles dos jovens são muito macias transmitindo assim a perfeição. Esta bela obra de arte, apresenta algumas formas geométricas, como é o caso do círculo na forma como os seus braços se entrelaçam, e uma pirâmide, sendo o topo da pirâmide a cabeça de Eros e a base a rocha em que Psique está deitada. "


- Ao sair do Museu do Louvre encontramos o L'arc de Triomphe du Carrousel que foi mandado construir em 1806 por Napoleão para comemorar as vitórias militares. Logo a seguir  encontramos o Jardin de Tuileries, o jardim mais visitado de Paris graças à sua localização, entre o Louvre e a Place de Concorde, onde existem várias fontes, lagos e esculturas. Neste parque não existem aqueles típicos bancos de jardim... existem sim cadeiras que podemos colocar onde quisermos e ficar a apreciar a magnifica beleza e movimentação do jardim (se fosse em Portugal estas cadeiras desapareceriam em três tempos) e nos lagos uns barquinhos à vela que fazem as delicias dos mais pequenos.

Jardim de Tuileries
Crianças brincando no Jardin de Tuileries
- E finalmente, a Place de Concorde construída entre 1754 e 1763 e cenário de muitas execuções durante a Revolução FrancesaFoi no centro desta praça que se colocou a guilhotina que acabou com a vida de Luís XVI e Maria Antonieta. No centro da praça foi colocado o Obelisco de Luxor (22,83 m de altura), um presente que a França recebeu do vice-rei do Egipto em 1836. Actualmente, junto ao obelisco, existem duas fontes de inspiração romana e oito estátuas, cada uma delas representa uma cidade francesa. A partir desta praça começa a movimentada Avenue des Champs-Élysées.


Place de Concorde com a Torre Eiffel ao longe.
- Já era tarde, resolvemos não visitar ainda os Champs-Élysées... fomos então apreciar o magnifico pôr-do-sol que reflectia sobre o Sena.



Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário