terça-feira, 19 de abril de 2011

Paris - a cidade Luz! Abril de 2011 - Parte 1

Um destino de há muito esperava visitar!  
Estivemos por lá 5 noites... ADOREI... foi tudo aquilo que sempre imaginei e ouvir contar!

Dia 1- quarta-feira - Como já tinha postado fizemos o vôo pela Ryanair de Faro para Beauvais... Chegamos às 22h30 e o transporte para o centro foi relativamente simples pois mesmo à saída do Aeroporto (que é minúsculo, não há nada que enganar) à direita tem um guichet que vende os bilhetes (30€ ida e volta) e o autocarro pára mesmo em frente. Este autocarro leva-nos até Port Maillot, mesmo em frente ao Centro de Congressos e do metro Port Maillot (linha 1 - amarela). Começamos a enfrentar as primeiras dificuldades naturais: a língua, o desconhecido, a pouca simpatia dos franceses...
Este foi um resto de noite perdida pois chegamos ao hotel (que ficava na zona de Port de Pantin - Parc de la  Villette) já passava da meia-noite.

Dia 2 - quinta-feira - O tempo/clima estava perfeito para passear... 
- Começamos o dia a visitar a Basilique du Sacré-Cœur (metro Anvers - linha 2 - azul) que é uma igreja católica romana construída no final da primeira guerra mundial e o símbolo do bairro de Montmartre.
Sacré-Coeur, visto a caminho da Place de Tentre
Catedral de Sacré-Coeur
De seguida passeamos pelas ruas do bairro até à Place du Tentre, uma praça cheia de arte onde viveram grandes artistas e que onde hoje existem inúmeros pintores e os seus cavaletes. Aqui existe ainda o L'Espace Salvador Dali dedicado às suas esculturas e desenhos.

Pintor em Montmartre
 - Seguidamente, fomos até ao Centro Georges Pompidou (metro Rambuteau - linha 11 - castanha) que foi desenhado pelos arquitectos Renzo Piano e Richard Rogers. O projecto deste centro foi considerado extremamente arrojado. Hoje é museu, biblioteca, teatro, entre outros tipos espectáculos/exposições culturais. Mesmo ali ao lado encontramos a Place Igor Stravinsky que contém uma fonte muito original com obras do estilo de Stravinsky e que se enquadra perfeitamente com o Pompidou. Continuando na direcção do Rio está a Igreja de St. Merry.
Centre Georges Pompidou
Place Igor Stravinsky
 - Sem querer, quando passávamos na Rue de Rivoli, encaramos com a Torre de St. Jacques, uma torre gótica do século XVI que fazia parte de uma igreja destruída durante a Revolução Francesa. Existe um memorial a Pascal, na base da torre, pois ele usava-a para experiências barométricas.
Tour St. Jacques
- De seguida... e procurando almoço... fomos parar à zona de Les Halles, onde existe o Forum des Halles (esta zona encontra-se em remodelação) com lojas, restaurantes, cinemas... a Igreja de St. Eustache num estilo gótico e decoração renascentista é na minha opinião uma das mais belas igrejas de Paris (em frente existe uma praça onde está L'Ecoute, uma escultura de Henri e Miller). É associada a figuras famosas, Molière está lá enterrado, a marquesa de Pompadour, amante de Luís XV foi lá baptizada, assim como o cardeal Richelieu.
Escultura frente ao St. Eustache - L'Ecole
Catedral de St. Eustache
- De seguida caminhamos a pé em direcção ao rio... passamos pelo Samaritaine (exemplo de um edifício em estilo Art Déco que já foi um espaço comercial mas ao que pareceu estava fechado), atravessamos a Pont Neufpara chegar até à Île de la Citè... e antes de chegar ao nosso destino... passámos a Conciergerie, o Palais de Justice, a Sainte-Chapelle...
Palais de Justice
.... e finalmente Notre-Dame (entrada livre) rodeada pelas águas do Sena é uma linda catedral do século XII dedicada a Maria, mãe de Jesus Cristo. Nesta catedral podemos ainda visitar a Torre e o Tesouro (é pago).
Notre-Dame
- Realmente Paris é a cidade dos enamorados e há pormenores que nos escapam... eu teria levado um cadeado se soubesse... acorrentaria o meu amor aquela cidade apaixonante como tantos outros o fizeram e fazem todos os dias e a toda a hora!!!
Não estão a perceber... pois na Pont de Notre Dame(mesmo ali ao lado da catedral) existiam centenas de cadeados a marcar as promessas de amor eterno daqueles que por ali passaram.
Pont Notre-Dame
- Acabamos o dia a passear pelas margens do Rio Sena... e perto do hotel no Parc de Villette onde existe uma série de pavilhões de espectáculos, incluindo o Zennit.
Rio Sena
Confesso que no final deste segundo dia... os nossos pés não existiam...
Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário