Munique é considerada por muitos como a cidade mais bonita da Alemanha, e depois de conhece-la um pouco é difícil discordar.
Munique - ou München - é uma mistura de arte, cultura e alegria de viver. Lembrada sempre como capital da cerveja, coração da Baviera, e associada à Oktoberfest, Ludwig e seus castelos, e ainda saborosas wurst de todos os tipos, parques e festivais, Munique é um daqueles raros sítios onde o ritmo de uma cidade grande convive em harmonia com deliciosas tradições.
Outra característica de Munique é sua relação com o mundo do desporto, a cidade foi palco dos Jogos Olímpicos de 1972.
Apresentada a cidade de MUNIQUE ou MÜNCHEN aqui vamos a dicas e pormenores da minha viagem.
Com a Ryanair saímos de Faro com destino ao aeroporto de Memmimgen que fica a cerca de 1h15 (de autocarro - 19,50€) até ao centro de Munique (estação central - Hauptbahnhof). Daqui ao hotel foi um saltinho, ficamos muito bem localizados (se precisarem de indicações de hotel é só perguntar) por quatro noites.
É bastante fácil orientar-se em Munique. O centro histórico e turístico está situado entre a estação central - Hauptbahnhof - e o rio Isar. Uma vez que ficamos num hotel no centro, não houve necessidade de usar transportes para percorrer esta área, sendo preferível andar a pé, uma vez que as distâncias são pequenas.
Então vamos lá descrever os locais por onde passei:
- Karlsplatz e Karlstor - É na praça Karlsplatz que fica uma das principais portas da cidade - Karlstor. Nesta praça existe uma fonte e nela se juntam imensos turistas.
- A praça Marienplatz - Esta praça é coração da cidade, conhecida como a "sala de visitas" de Munique, a praça é dominada pelo edifício neo-gótico da Neues Rathaus (Nova Câmara Municipal).
Marienplatz e a Neues Rathaus |
- Frauenkirche - Construída entre 1468 e 1488, esta Igreja é o símbolo da cidade, impressiona os visitantes com suas duas torres de 99 metros de altura que se pode subir. Do alto, pode-se desfrutar de uma maravilhosa vista de Munique e dos Alpes.
Frauenkirche |
- Viktualienmarkt – O Mercado Municipal ao ar livre - Há mais de 200 anos, desde 1807, o maior mercado de produtos agrícolas de Munique atrai os compradores e amantes da boa mesa, com sua enorme oferta de frutas, verduras, queijos, salsichas, linguiças, nozes, conservas, especiarias, carnes e peixes, pães, vinhos, etc.
Modelo dos anos 30 |
- Olympiapark - Os 3 km.² do Parque Olímpico, construído em 1972 para os vigésimos Jogos Olímpicos, são palco de vários eventos ao longo do ano. No Estádio Olímpico, no Pavilhão Olímpico e em toda a área há eventos culturais e de entretenimento. No Parque também se encontram lagos e restaurantes. Os pavilhões, em forma de tendas gigantes, e a torre (vale a pena subir para apreciar a vista panorâmica que nos oferece) de 290 metros de altura são símbolos de modernidade. Próximo ao parque e mesmo à saída do metro, encontram-se o Museu BMW implantado num prédio com formas muito originais.
Vista panorâmica do Olympiapark |
Lagos no Olympiapark |
- Residenzmuseum - É a antiga residência dos duques e reis da Baviera. Com o passar dos anos, o palácio original, situado no mesmo lugar desde o século 14, foi ampliado gradualmente tornando-se o principal palácio urbano de Munique. Grande parte desta residência real está aberta para visita. Há também exposições das coroas, jóias e artigos religiosos dos primeiros reis da Baviera.
- Hofbräuhaus - Mas vamos ao que interessa, pois ninguém pode ir a Munique sem praticar o mais antigo ritual alemão: Beber cerveja. A Hofbräuhaus é a cervejaria mais famosa da Alemanha com uma capacidade para 1000 pessoas. Fundada em 1589 por Wilhelm V para ser a cervejaria da corte, situava-se no Alter Hof, mas mudou-se para a Platz em 1654. Em 1830, o local obteve autorização para vender cerveja para o público. O seu aspecto neo-renascentista do local data de 1896. O Schwemme, no térreo, é um saguão com tecto e piso decorados com pinturas de bandeiras e brasões bávaros.
A comida típica da baviera é servida na Hofbräuhaus: Weißwurst und süße Senf (salsicha branca cozida com mostarda doce). Uma Delícia!!!! Ah, com ein Maß Weizenbier!!! (1 litro de cerveja)!!
Hofbräuhaus |
Pratos típicos |
Tiramos um dos dias para ir até Füssen e porquê? Para ver a oitava maravilha do Mundo, o Castelo de Neuschwanstein, que se deve visitar pelo menos uma vez na vida.
Esta maravilha arquitectónica foi criada pelo "louco" Rei Ludwig II no século XIX, por entre torres e espirais, salas de madeira esculpida e vistas fenomenais, ele tem tudo o que eu poderia esperar de um castelo de conto de fadas (parecia o castelo da Bela Adormecida) e está plantado numa colina de floresta, acima de vários lagos.
Visitamos ainda em seu redor o Lago Forggensee e o Castelo Hohenschwangau.
Video com imagens panorâmicas do Castelo de Ludwig II
Lago Forggense |
Lago Forggensee e o Castelo Hohenschwangau |
Brevemente coloco mais fotos de Munique...
Sem comentários:
Enviar um comentário