sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Salzburgo..

Salzburgo gira em redor da figura e da música de Mozart. Esta preciosa cidade plantada nas margens do Rio Salzach evoca a paz dos Alpes e conserva o seu património com zelo.

Chegamos a Salzburgo de comboio, vindos de Munique. O nosso hotel estava no centro, no entanto, até ao centro histórico necessitávamos sempre de utilizar o autocarro (por isso não recomendo) e, por isso, aderimos ao Slazburg Card por 48 horas que nos concedia entradas em museus e transportes. Valeu a pena!

O tempo não abonou a nosso favor, no entanto, estivemos lá, respiramos e absorvemos aquela brisa austríaca ao som de Mozart.

As nossas visitas...


  • A Residenzplatz é o centro da cidade, nela se encontra o Neubau, sede do governo, a Glockenspiel, uma igreja cujos sinos interpretam obras clássicas, a Residência dos Bispos e a actual sede da galeria de arte da cidade.
Residenzplatz
Monumento na Residenz
  • Catedral (Dom) destacam-se as esculturas da fachada no exterior e no interior a decoração em estilo liberty. Muito próximo encontra-se o Cemitério de São Pedro (está qualificado como o mais formoso campo santo do mundo) no qual se podem visitar as tumbas de Solari e Haffner entre outras e as Catacumbas com duas capelas do século III.
Dom
Cemitério de São Pedro

  • E claro que ninguém pode ir a Salzburgo sem visitar a casa onde nasceu Mozart, que fica na rua Getraidegasse 9. O prédio continua perfeitamente conservado, e encontra-se recheado de móveis da família, violinos, pianos e outros instrumentos utilizados por Mozart na sua infância. Na fachada do prédio, pintada a amarelo, aparece a inscrição Mozart Geburtshaus. Existe ainda a Mozart Hohnhaus, a casa onde ele viveu, que também visitamos, mas é muito menos interessante.



  • Já que estou a falar da casa onde nasceu Mozart, descrevo-vos a rua onde ela fica situada. A Gegraidegasse é a mais famosa rua da cidade, e um daqueles pontos que não se pode deixar de conhecer. É quase como um shopping ao ar livre e a sua principal característica são os ornamentos de metal, verdadeiros trabalhos artísticos dourados, pendendo sobre as fachadas, e que indicam o tipo de actividade de cada estabelecimento. Hoje em dia isto é uma das mais interessantes curiosidades desta rua medieval, mas antigamente, quando pouquíssimas pessoas sabiam ler, os sinais tinham uma utilidade prática, pois serviam para indicar ao povo o tipo de serviço que cada estabelecimento comercial oferecia.
Gegraidegasse 

Marionetas

  • Para chegar à Fortaleza Hohensalzburg podemos subir num funicular - Festungsgasse ou caminhar encosta acima pois esta fica no alto de um monte que domina toda cidade, e é uma visita obrigatória em Salzburgo. A sua construção foi iniciada em 1077 pelo príncipe arcebispo Gebhard, sendo depois aumentado durante o século XVI. É a maior fortaleza conservada da Europa central. Para mim os pontos mais interessantes desta fortaleza são os quartos em estilo gótico, a vista deslumbrante sobre a cidade e os Alpes mais próximos e o museu Mundo das Marionetes, onde há marionetes de vários países, inclusive do famoso teatro de marionetes de Salzburgo.

Vista da Fortaleza para o Rio Salzch
Uma demonstração de outras épocas
Fortaleza Hohensalzburg com vista para os Alpes
  • O jardim mais bonito da cidade é conhecido como Mirabell. Foi construído em 1606 pelo príncipe Wolf Dietrich, e reconstruído após o incêndio da cidade, ocorrido em 1818. Fica no sopé da montanha onde está a fortaleza de Hohensalzburg e no local há estátuas, escadarias, muitas flores, e geralmente é o local escolhido para concertos públicos e casamentos de luxo. É um dos melhores locais da cidade para caminhadas. O  Palácio de Mirabell é bastante simples de estilo clássico e com pouco encanto.
Jardins do Palácio Mirabell

Palácio Mirabell
  • Por fim, aconselho-vos a subir o elevador Mönchsberg que vos leva a uma vista magnifica sobre a cidade, mais ainda do que da Fortaleza. Neste local existe o Café Winkler que serve refeições apimentadas sobre a beleza da cidade de Mozart.



Recomendo, mesmo, visitar Salzburgo...

Sem comentários:

Enviar um comentário