quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Verona de Romeu e Julieta...


Que cidade encantadora!!!!! Já me tinham dito e até tinha algumas expectativas... e não fiquei nada desiludida... claro que o facto de passarmos de um clima de chuva e frio para o sol e calor italiano também favoreceu!
Situada na região do Veneto e com uma população de mais de 260.000 habitantes, a bela Verona é uma das cidades mais atractivas e visitadas da Itália. Rodeada por colinas e atravessada pelo rio Adige, brinda-nos com sua encantadora beleza.

O nosso hotel foi fácil de encontrar, pois ficava perto da estação... até ao centro histórico eram 15 minutos a pé que se faziam muito bem. Verona é uma cidade segura... pelo menos nada nos fez acreditar no contrário!

Recheada de cenários românticos... aqui fica um pouco de Verona...

Piazza Bra é o ponto de partida para conhecer Verona e um centro da vida social Veronesa, uma grande área rodeada por belos edifícios onde ficam os bares e restaurantes que normalmente são os preferidos dos turistas. O nome “Bra” deriva da palavra "Braida" que em veronês significa “amplo espaço aberto”.
Porta de Bra
Arena
Edifícios coloridos que rodeiam a Piazza Bra
Nesta praça encontramos a impressionante Arena, um coliseu belíssimo com sua estrutura de arcos de pedra e tijolos que é emoldurada ao fundo pelos edifícios coloridos do século XIX. Construído no século I a.C., é o terceiro maior anfiteatro da Itália, com capacidade para 25 mil pessoas, símbolo máximo da cidade, imponente e orgulhoso. No Verão torna-se palco de inúmeros espectáculos líricos e pop de fama internacional. A Arena não o vimos por dentro... não sei se valeria muito a pena (depois de ver o o coliseu de Roma por dentro, penso que dificilmente qualquer monumento desta natureza me impressiona), a não ser para ver um espectáculo. Infelizmente tivemos por lá dois dias e não coincidiu com nenhum.

Da Piazza Bra, seguindo a Via Roma chega-se ao Castelvecchio, situado exatamente sobre o primeiro meandro do rio Ádige. Construído em 1355 por Cangrande II della Scala, foi sua residência pessoal. A Ponte Scaligero, que pertence ao castelo, tem três arcos e é um dos monumentos arquitetônicos da cidade. Hoje o Castelvecchio abriga o "Civico Museo di Arte", um dos mais importantes da Itália, cujo rico acervo é dedicado à exposição da pintura veronesa do período dos séculos XIV ao XVIII.
Entrada do Castelvecchio
Ponte do Castelvechhio
Piazza delle Erbe é para mim a mais pitoresca praça de Verona. Na época romana foi antigo Fórum Romano. Nos tempos medievais transformou-se num mercado, que se mantém nela até hoje. 
Piazza delle Erbe
Fontana de Madonna Verona e ao fundo o Palazzo Mafei
Nesta praça, existe uma fonte, a Fontana de Madonna Verona, construída nos tempos medievais – em 1368 - por Cansignorio della Scala, mas retirados de partes de uma fonte termal romana, e também a Case Mazzanti, com seus afrescos na fachada e a L'Edicola de Piazza Erbe. Nesta praça ficam outros edifícios importantes, como o Palazzo del Comune, e o Palazzo dei Giudici. Ainda na Piazza delle Erbe fica a Torre Lamberti, a construção mais alta de Verona, com 84 metros, e cuja construção iniciou-se em 1172, levou vários séculos para ser concluída. Mas o enorme relógio só foi colocado em 1779. É possível subir a esta torre e vale mesmo a pena, pois temos uma panorâmica da cidade muito bonita. O Palazzo Mafei, de 1668, no topo do qual podem ser vistas estátuas de seis divindades pagãs: Júpter, Mercúrio, Venus, Apolo, Hércules e Minerva.
Torre Lamberti
O Arco della Costa (Arco da Costela) fica entre o Palazzo del Comune e o Domus Nova e liga a Piazza delle Erbe com a Piazza dei Signori. O arco foi construído no século 15 e seu nome é devido à grande costela de baleia que o decora.
Piazza dei Signori
Arco della Costa
Bem... falta qualquer coisa, não falta!? Pois claro, toda a gente que vai a Verona lá vai... quase como ir a Roma e não ver o Papa!! É uma tradição visitar a Casa de Julieta. , uma reconstituição de uma casa da época em que Shakespeare criou a personagem. Em italiano, a Casa di Giulietta envolve imensas polémicas acerca da célebre obra “Romeu & Julieta”. Para alguns, a obra de Shakespeare haveria sido inspirada (ou até mesmo plagiada) de um escritor de nome Luigi da Porto. Para muitos, a obra não seria fruto da ficção, mais sim a verdadeira e trágica história de um romance entre dois jovens de famílias rivais. Diga-se de passagem, rivalidades e intrigas entre famílias.
Esta bela residência medieval, que segundo historiadores pertenceu à família dal Cappello foi então eleita como a casa de Julieta, e o balcão gótico da casa interpretado como o palco dos encontros do casal.
Na entrada, há milhares de bilhetes e juras de amor deixadas pelos visitantes (e muitos deles colados com pastilhas). No pátio da casa existe uma estátua de bronze de Julieta e, segundo a tradição, para encontrar o verdadeiro amor, deve-se passar a mão sobre a mama direita da estátua.
Na dúvida, todos os visitantes seguem o ritual, e a mama da Julieta encontra-se completamente polida de tanto passar de mãos por ela.
A estátua de bronze de Julieta e o Terraço que foi palco de juras de amor com Romeu
Existe também a Casa di Romeo, mas apenas se pode ver a sua fachada, pois não está aberta para visitas.
Placa na fachada da Casa di Romeo
Bem... que posso dizer mais de Verona... visitem-na e, provem os magníficos gelados e pizzas italianas, claro!

Bacci, Verona!!

Sem comentários:

Enviar um comentário