sexta-feira, 22 de abril de 2011

Paris - a cidade Luz! Abril de 2011 - Parte 5

Dia 6 – Segunda-feira - Pois é… o que é bom acaba depressa… mas como só tínhamos voo às 21h55…  deu para aproveitar o dia… então pegamos nas nossas bicicletas e lá fomos nós respirar a última lufada de ar parisiense… com um único objectivo “L’arc de Triomphe” mas sem rota desenhada foram surgindo locais de interesse… sim, em Paris a cada recanto há história!!

Então aqui vai o que vimos e exploramos…

- Parc des Buttes Chaumont, o parque é o terceiro maior do seu género em Paris, abrangendo mais de 5 quilómetros de trilhas e caminhos, a sua principal característica é o Belvedere (ou Templo) de Sybil, que fica no topo de uma ilha no meio de um lago. O parque inclui vários precipícios, pontes, uma gruta que encerra uma cascata de 20 metros de altura, um lago e vários jardins… Respirava-se tranquilidade... num dos seus recantos encontrei duas senhoras a praticar tai-chi... :)


-Cimetière du Père Lachaise é o maior cemitério de Paris e um dos mais famosos do mundo do início do século XIX. A concepção do Père-Lachaise foi confiada ao arquitecto neoclássico Alexandre Théodore Brongniart em 1803 e, desde a sua abertura, o cemitério conheceu cinco ampliações… tem 43 hectares.
Sim, eu sei que é um bocadinho mórbido visitar um cemitério… mas, é um ponto turístico e com muita história (eu tenho mais medo dos vivos do que dos mortos, hehe)… É incrível ver como existem gerações e gerações de famílias enterradas ali… juntas até na morte!
Neste cemitério estão sepultadas várias personalidades como Jim Morrison, Édith Piaf, Maria Callas, Molière, Oscar Wilde, Honoré de Balzac, entre muitos outros.

Túmulo de Jim Morrison
- Agora sim, Champs Elysées, longa aquela avenida… benditas bicicletas, ali compreende-se tudo o que se passa em Paris… o culminar de todos o estilo de vida… aquele que é turista e apenas olha, o outro que olha e compra, aquele que apenas se senta a absorver todo o ambiente como eu,  aquele que trabalha sem paciência para o turista (os franceses são em geral antipáticos, eu achei!), aquele que pede esmola… o trânsito desenfreado de uma metrópole… autocarros turísticos, autocarros de passageiros… com  os tais que trabalham ou que passeiam, carros de alta gama com empresários de top, carrinhos de quem se apressa para chegar a casa… 



....e finalmente, L’arc de Triomphe, construído para comemorar as vitórias militares de Napoleão Bonaparte, o qual ordenou a sua construção em 1806. Inaugurado em 1836, a monumental obra detém, gravados, os nomes de 128 batalhas e 558 generais. Na sua base, situa-se o Túmulo do soldado desconhecido (1920).



- ... snif snif... foi hora de um lanche ajantarado... e seguir para Port Maillot... o autocarro sai sempre 3 horas antes do vôo...

- Au revoir Paris...

1 comentário:

  1. Muito bem :) passeio faz bem à alma, e aquele aeroporto parece um Lidl.
    TG

    ResponderEliminar