terça-feira, 10 de maio de 2011

Amesterdão - parte I

Hoje apetece-me falar de Amesterdão, não estava programado...



Portanto o que se segue é a viagem a Amesterdão, uma das cidades europeias eleitas para um futuro regresso. 

Nesta cidade existe uma qualidade de vida fantástica, como eu gostava de poder sair de casa de bicicleta e ir trabalhar. Mesmo com um frio de rachar, munidos até às orelhas lá vão os holandeses, verão e inverno, de bicicleta pela faixa destinada a velocípedes com sinais de trânsito e tudo. 
Ainda me lembro da primeira imagem deste "diferente cenário"... à saída da estação estava uma senhora vestida como um executiva, conjunto - tailleur e sapato alto, mala na cestinha da bicicleta... parada no semáforo, uma mão no guiador e outra com o telemóvel numa amena conversa... talvez de trabalho... à espera do sinal verde que lhe permitisse avançar...

Como devem imaginar foi aqui que o "vício" saudável de andar de bicicleta em viagem começou!
Claro que recomendo vivamente os passeios a pé, numa cidade plana custa menos, de qualquer maneira a rede de transportes também é boa. Porém, e para mim, alugar uma bicicleta e sair à descoberta é perfeito e há sempre locais de estacionamento.


Amesterdão é a capital oficial da Holanda, no entanto Haia, é a sua capital administrativa. 

Há tanta coisa a visitar em Amesterdão e tantos passeios para fazer nos arredores da cidade que o tempo não será difícil de ocupar.

Fazer um passeio de barco pelos canais é imprescindível, compra-se em qualquer ponto de turismo, nestes passeios podemos passar pelos canais residenciais construídos devido ao aumento da imigração, pode-se ir apreciando a arquitectura das casas estreitas e altas e ainda se passa pela casa de Anne Frank... que pode ser visitada e vale mesmo a pena... pelo menos para quem leu o seu diário... eu li... e foi emocionante ver com os meus próprios olhos aquele armário que dava acesso ao seu esconderijo...!
Existem bastantes bastantes museus de interesse, aquele que mais gostei e recomendo foi o Rijksmuseum, uma esplêndida galeria de arte com obras de vários artistas dos quais destaco sem dúvida as pinturas de Rembrandt e o seu quadro mais famoso a Ronda Nocturna. Mesmo ali ao lado existe o Museu Van Gogh que também vale a pena.

Relativamente ao alojamento, nós ficámos num hotel mesmo no centro e perto da Estação de comboios (300 metros). E esta referência é a mais importante pois a estação fica muito central.


Socas, tulipas, coffeeshop, praças, bicicletas, museus, arte, canais, Red Light District, Coffee Shops são palavras associadas a Amesterdão.


As lojas e cafés são em abundância, qualquer souvenir para oferecer é fácil de encontrar. 

Para além da capital podem-se fazer vários passeios para outras cidades, no nosso caso (infelizmente) não fomos... mas havemos de ir!!!



As fotos ficam para um próximo post, com descrição dos sítios, a verdade é que esta viagem já foi feita em 2005 e há muito que relembrar... 


Continua...

1 comentário:

  1. Gostei imenso de lá ter estado.É uma cidade muito bonita.Tive grandes amigas tais como a Marianne,etc. Enfim...trabalhei no night-clube DeKettingbrug em Hengelo- Enscheday.
    Como é bom recordar esse país que eu tanto adoro. Nederland.
    A Happy New Year from PORTUGAL for everyone.

    ResponderEliminar