terça-feira, 24 de maio de 2011

Mértola e o Festival Islâmico

Mértola é uma vila portuguesa do distrito de Beja, região do Alentejo, com cerca de 3 100 habitantes. A vila encontra-se situada numa elevação na margem direita do rio Guadiana.



Já conhecia esta vila de outras visitas... o Festival Islâmico já fora outrora razão da ida a Mértola. Vale a pena repetir e, por isso, estou aqui a falar-vos deste acontecimento que dá outra vida aquele bonito lugar.


Encontro de culturas, o Festival Islâmico celebra toda a herança histórica da vila e a sua forte influência islâmica. Realiza-se, ali, de dois em dois anos, para que a sua chegada seja mais desejada. Este ano aconteceu de 19 a 22 de Maio.
Durante o mês de Maio, a vila revela-se fértil em cultura, animação e conhecimento. Surge um mercado árabe improvisado nas ruas da vila velha coberta de panos: os cabedais, as djellabas, o incenso, o sândalo, o chá de menta, as especiarias e a mistura de vozes dão cores, aromas e melodias especiais ao quotidiano outrora pacato. Pela noite, no cais de Mértola e nos largos da vila há concertos de música que atraem curiosos ou entusiastas de ritmos exóticos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário